You are currently viewing Como escolher o berço ideal para o seu bebê?

Como escolher o berço ideal para o seu bebê?

Como escolher o berço ideal para o bebê? Essa é uma pergunta que faz parte do período de gravidez e só termina com a compra. Quem já foi mãe ou pai pela primeira vez sabe bem que preocupação é essa. Afinal, são muitos fatores para levar em conta para montar o quarto do bebê. O berço é a peça principal.

Segurança, tamanho, material, decoração… Além disso, tem as opções que agregam outras funcionalidades. Opções não faltam. No mercado existe uma infinidade de modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Mas, calma. Esse post vai te ajudar a escolher o berço ideal para o seu bebê. Confira tudo que precisa saber para acertar na escolha.

Escolha do berço ideal começa pela segurança

Sem dúvidas é o principal fator a levar em consideração ao analisar como escolher o berço ideal para o seu bebê. Inegavelmente, mais vale um berço seguro do que bonito, não é mesmo? Há três aspectos que você precisa considerar. São eles:

Aprovação do Inmetro

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) permite a fabricação e também importação apenas de berços com selo de segurança. Nesse sentido, desde 2014 somente berços com aprovação do Inmetro podem ser vendidos. Portanto, se não tiver o selo, não compre.

Marcas de confiança

Mesmo de primeira viagem, mamães e papais já tiveram contato com as principais marcas do mercado. Pesquisar sobre a reputação de outros fabricantes é bem-vinda. Porém, não deixe de conferir a aprovação do Inmetro, indicada anteriormente.

Quinas e outros detalhes

Cheque também. O berço ideal deve ter quinas arredondadas para a segurança do bebê. Fique atento aos outros detalhes, verifique se podem soltar e, por ventura, machucar seu pequenino.

Grades do berço

Antes de tudo, saiba que o espaço entre as grades não deve ser superior a 6,5 cm, esse espaço garante que o bebê não passe o bracinho ou fique preso. Além disso, a distância entre grades e estrado não deve passar de 2,5 cm. Ainda, o topo da grade até o estrado não pode ser inferior a 60 cm.

Berço com rodinhas ou não?

Os pais podem escolher berço com esse opcional de fábrica, por assim dizer. Afinal de contas, não interfere tanto – desde que tenha travas, claro. As rodinhas ajudam na limpeza do quarto e essa opção pode ser determinante na escolha do berço ideal.

Material

Em suma, os berços são produzidos em madeira ou MDF. Apesar da madeira ser mais resistente, o MDF não compromete. Isso porque o bebê é levinho e não chega a forçar o material. Ainda mais, o MDF apresenta valor mais em conta que a madeira maciça.

Decoração: conheça os protetores de berço e dicas para escolher.

Berços funcionais

Ora pelo orçamento, ora pelo espaço, a funcionalidade é cada vez mais valorizada na hora de montar o quarto da criança. As funcionalidades podem pesar na escolha do berço ideal.

O berço 3 em 1, por exemplo, acompanha o crescimento. Isso porque pode ser remodelado, inicialmente montado como um mini berço que pode ser colocado no quarto junto com os pais e, conforme o pequeno cresce vira uma cama pequena.

Além disso, há as opções de berço 5 em 1, ideal para quem tem pouco espaço. Além de tudo, estes têm cômoda, gavetas e podem incluir até criado-mudo quando adaptado para tamanho maior da criança.

Prontinho! Então, agora você tem as informações mais importantes para acertar na escolha do berço ideal para o seu bebê.

Deixe um comentário