You are currently viewing Inspirações: Ideias de papel de parede para o quarto do bebê

Inspirações: Ideias de papel de parede para o quarto do bebê

O papel de parede é perfeito para valorizar a decoração e personalizar o quartinho do seu bebê. Confira o post!

Logo que soube da gravidez você já começou a pensar em como será o quartinho dele ou dela? Isso é mais do que natural e até mesmo aconselhável! Pode não parecer, mas 9 meses passam rapidinho! Fora isso, não há nada mais gostoso do que arrumar o enxoval e o quarto do bebê que está a caminho.

Nesse post, vamos dar dicas sobre o uso do papel de parede, um item perfeito para personalizar ambientes e valorizar a decoração com um charme especial. Continue a leitura e se inspire!

 

Estilo da decoração precisa ser considerado

O uso de papel de parede faz toda a diferença na decoração e as opções disponíveis no mercado são inúmeras. Tanto que fica até difícil escolher! Por isso, na hora de definir as melhores cores e estampas é preciso, antes de mais nada, levar em consideração o estilo decorativo que você deseja seguir: moderno, vintage, provençal, lúdico, minimalista, clássico etc.

Tenha em mente que a decoração do quarto do bebê é algo realmente muito especial, pois, além de deixá-lo bonito e aconchegante, ela também servirá como um estímulo sensorial para o pequeno, pelo menos nos seus primeiros anos de vida.

É preciso lembrar ainda que o quarto do bebê – seja ele menina ou menino-, deve ser um ambiente de calma e tranquilidade. Para alcançar esse objetivo, o ideal é que você use tons e cores mais claras.

Você pode usar o papel de parede em todas as paredes do quarto, em uma ou duas paredes, somente na parte inferior ou superior das paredes ou aplicá-la apenas como uma faixa. 

Veja a seguir, dicas importantes que vão te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar o papel de parede para o quartinho do seu bebê!

 

Definição das cores – tons neutros são coringas

Você deve escolher as cores do papel de parede considerando sempre o restante do ambiente, por isso, para manter a harmonia visual da decoração do quarto, use cores que estejam na mesma paleta de tons. Se tiver receio, opte por cores neutras, pois elas combinam com qualquer tipo de decoração.

 

Prefira estampas suaves e delicadas

Assim como as cores, as opções em estampas também são inúmeras. Porém, para quartinhos de bebê, o mais indicado são os papéis de parede com estampas suaves e delicadas.

Se você preferir algo mais marcante para as paredes, tudo bem também! Procure equilibrar deixando o restante da decoração discreta para evitar o excesso de informação, ou limite a aplicação do papel mais chamativo a uma parede apenas.

 

O bebê é menino ou menina?

Cores: foi-se o tempo em que o quartinho da menina tinha que ser rosa e o do menino azul. E com tantas cores lindas, por que se limitar somente ao rosa ou azul? Você pode optar por usá-las em combinação com outras cores, como o branco, o cinza e o amarelo, por exemplo.

Estampas: dê preferência às estampas clássicas, que ficam bem tanto em quarto de meninas quanto de meninos. Listras e xadrezes, por exemplo, nunca saem de moda. Outra opção interessante são os papéis de parede estampados com formas geométricas, que dão um toque de modernidade ao ambiente.

 

Estilo da decoração

Antes de mais nada é preciso definir o estilo de decoração que será seguido, pois isso já elimina uma parte das opções. Se o quarto seguir o estilo provençal, por exemplo, cores fortes devem ser descartadas.

 

Maneiras de usar o papel de parede

O papel de parede pode ser aplicado de diferentes formas: meia parede (na parte inferior ou superior), uma ou mais paredes inteiras, no quarto todo ou somente como uma faixa. 

Especialistas em decoração sugerem que o papel de parede seja usado somente em uma das paredes do quarto do bebê para não sobrecarregar o ambiente. Mas, se as cores e estampas forem suaves e delicadas, não há problemas em usar o papel de parede no quarto todo.

 

Guarde essas dicas!

De modo resumido, para escolher a opção ideal de papel de parede para o quartinho do seu bebê, é preciso considerar:

  • Harmonia entre os itens decorativos: o papel de parede precisa estar em harmonia com o restante da decoração – móveis, tapetes, cortinas etc.
  • Estilo da decoração: escolher o estilo de decoração que pretende seguir facilita a escolha do papel de parede.

 

Ao comprar o papel de parede, não esqueça de anotar o lote de fabricação, pois a tonalidade da cor pode variar de um lote para outro. O ideal mesmo é calcular bem a quantidade de papel a ser usada para não precisar comprar mais depois. Ou para as mais precavidas, comprar um pouco de excesso. As chances do papel ter diferença depois são muito grandes!

Espero ter ajudado você com esse conteúdo! Aproveite que está aqui e confira outros artigos bacanas no nosso blog!

Deixe um comentário