You are currently viewing Saiba quais as opções de medidas de berço e suas vantagens

Saiba quais as opções de medidas de berço e suas vantagens

O berço é um dos itens mais importantes do quarto do bebê e a sua compra é um dos momentos mais marcantes e que confirmam a chegada do novo membro da família. Mas você sabia que as medidas de berço não são padrões e podem variar de acordo com o modelo?

Isso mesmo, esse item tão importante e que define todo o resto do enxoval do seu bebê costuma ter medidas diferentes de acordo com cada tipo de berço, que pode ser um modelo americano, moisés, comum e afins.

E para te ajudar a entender quais são as medidas de berço ideais para o tamanho do quarto do seu filho, nós preparamos esse artigo completo. Vem com a gente!

Quais são as medidas de um berço?

As medidas de berço dizem respeito a altura e largura da futura caminha do seu bebê.

Nesse sentido, o berço americano costuma ser o berço padrão no que diz respeito a medidas, tendo 1,30m x 0,70 cm ou uma pequena alteração que o deixa com 1,30m x 0,60 cm.

Outro ponto fundamental em relação às medidas de berço são as bordas, que devem ser arredondadas, chanfradas, sem farpas ou qualquer outro defeito nas hastes.

Isso é essencial de se notar pois evita que tanto o bebê quanto você, mamãe ou papai, se acidentem e fiquem com hematomas no corpo.

Outro alerta sobre medidas de berço é que o espaço entre as grades não pode ser maior do que 6,5 cm, bem como o espaço entre o colchão e a lateral do berço, que não devem ser maiores do que 3 cm.

Tudo isso evita que o seu filho fique preso entre esses espaços abertos e corra risco o de se machucar, cair ou até mesmo se sufocar enquanto dorme.

No mais, ao escolher um berço para seu pequeno, verifique a altura do estrado em sua altura mais baixa, pois quando ele estiver abaixado, o ideal é que a altura entre o seu topo e o chão seja de pelo menos 60 cm.

Bebê se segurando nas grades de segurança de um berço

Normas do Inmetro

Todas essas dicas de medidas de berço que demos acima são estabelecidas e sinalizadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que desde dezembro de 2012 estabelece que os berços infantis devem atender às suas normas.

Somente os berços usados para fins hospitalares e berços de balanço estão isentos dessa certificação.

Portanto, qualquer lugar que comercialize berços precisa apresentar o selo do Inmetro para garantir que o móvel é confiável e seguro.

E como falamos acima, o berço americano é o mais comum de ser vendido e fabricado, com medidas de 1,30 m de comprimento por 70 cm de largura referente a parte interna do móvel.

Isso significa que as grades e outros acessórios podem levar o berço americano a ter até 1,50 m por 80 cm.

É importante considerar essa informação principalmente se o quarto do seu bebê não tem tanto espaço, podendo considerar a compra de um berço nacional, com padrões externos de 1,30 m por 60 cm.

E para otimizar ainda mais o espaço, você também pode buscar por berços que têm acessórios acoplados, como trocador, cômoda, gaveteiro e armário.

Quando usar cada medida de berço?

Para saber quando usar cada medida de berço, é fundamental que você considere as vantagens de um berço menor e as vantagens de um berço grande.

Abaixo, falamos sobre cada uma delas. Confira!

Vantagens de um berço menor

Se você optar por um berço menor para o quarto do seu bebê, a principal vantagem é que você terá um quarto com mais espaço livre tanto para circular, quanto para inserir outros móveis, como cômodas e poltrona de amamentação.

Vantagens de um berço grande

A principal vantagem de optar por um berço grande é que você terá mais facilidade em encontrar um enxoval que te agrade, algo essencial se você é o tipo de mamãe e papai que se importa muito com como ficará a decoração final do quarto do seu bebê.

Como escolher o colchão ideal para cada medida de berço?

Bebê de roupinha rosa e luvas brancas deitado em berço

Conhecendo as medidas de berço, é hora de começar a pensar no colchão ideal para o seu bebê.

Lembrando que é o colchão que irá garantir conforto ao seu filho em seus primeiros meses de vida, em que boa parte do tempo ele ficará tirando uma soneca.

E para não ter erro na hora de comprar um colchão, você deve conferir as medidas internas do seu berço, além de seu formato, ou seja, se ele é americano, nacional, moisés, mini-berço e afins.

Tendo isso em mente, escolha o colchão de acordo com as dimensões internas do berço. Por exemplo, se o seu berço for padrão americano, o colchão deve ter 70 cm x 130 cm, mas se ele for padrão nacional, é comum que o colchão tenha 60cm x 130 cm.

É fundamental que ao ser colocado no berço, o colchão se encaixe perfeitamente e fique com no máximo dois dedos de folga das extremidades.

Caso tenha mais do que isso, ele não é apropriado para o seu berço e pode colocar em risco a segurança do seu filho.

Onde encontrar os melhores berços para o quarto do seu bebê?

Agora que você já está por dentro de tudo sobre medidas de berço, é hora de escolher qual melhor se adapta ao espaço que você tem para montar o quarto do seu bebê.

E independentemente do tamanho, você pode e deve contar com os berços da Bilila Baby!

A Bilila Baby foi fundada pela Elisa, que depois de encontrar diversas referências de objetos para montar o quarto da sua bebê, Isabel, se deparou com uma dificuldade em achar os itens que ela gostou.

Foi então que ela decidiu montar um portal de referências perfeito para que você possa não só se inspirar para montar o quarto do seu bebê, mas também comprar tudo!

Conheça os modelos de berço disponíveis na Bilila Baby e garanta o melhor para seu bebê!

Conclusão

Com esse artigo, a nossa missão era esclarecer a você que as medidas de berço dizem respeito a altura e largura da futura caminha do seu bebê.

Sabendo disso, demos diversas dicas que você deve ficar de olho ao escolher o berço para o seu pequeno, como se as bordas são arredondadas, chanfradas e sem farpas, se as grades não tem espaços maiores que 6,5 cm e se o espaço entre colchão e lateral do berço não são maiores do que 3 cm.

Apontamos também que ao escolher um berço, você deve verificar a altura do estrado em sua altura mais baixa, pois quando ele estiver abaixado, o ideal é que a altura entre o seu topo e o chão seja de pelo menos 60 cm.

E lembre-se que independentemente das medidas de berço que você escolher, a Bilila Baby tem diversas opções disponíveis que com certeza irão te agradar!

Deixe um comentário