You are currently viewing 8 dicas importantes de como montar um quarto de bebê funcional

8 dicas importantes de como montar um quarto de bebê funcional

Criar um quarto de bebê funcional é algo vantajoso tanto para a sua rotina, após o nascimento do seu filho, quanto para o seu bolso.

Esse tipo de quarto é planejado pensando em aproveitar melhor o espaço que você tem para esse cômodo e no desenvolvimento do seu filho a longo prazo.

Ou seja, além de considerar os critérios como circulação, segurança e decoração, o quarto de bebê funcional também pensa na praticidade para a sua rotina e em como os objetos podem ser adaptados e remanejados pelo cômodo conforme seu pequeno cresce.

E para ajudar você a montar um quarto de bebê funcional para seu filho, preparamos esse artigo completo com diversas dicas fundamentais.

Siga a leitura conosco para conhecê-las!

Como montar um quarto de bebê funcional

Um quarto de bebê funcional pode ser montado em cômodos grandes ou pequenos.

Independentemente do tamanho que você tem para montar o cantinho do seu bebê, o quarto funcional é elaborado pensando em como ter uma melhor circulação no espaço.

Além do mais, o quarto de bebê funcional não se apega somente às cores e à decoração, mas leva em conta, em primeiro lugar, a versatilidade dos móveis e como eles podem ser usados de forma prática pelos papais.

Para entender melhor como tudo isso funciona na prática, abaixo trouxemos alguns pontos que você deve considerar ao criar um quarto de bebê funcional, seja um quarto de bebê feminino ou quarto de bebê masculino.

Vem com a gente!

Móveis versáteis: berço multifuncional

Os móveis versáteis são aqueles que acompanham o crescimento do seu filho e possibilitam que a sua vida útil seja estendida.

Um dos exemplos mais claros de móveis versáteis que podemos trazer é o berço multifuncional, pois ele vem com uma cômoda que também pode servir como trocador e até mesmo uma cama auxiliar embutida.

Quarto de bebê funcional completo com papel de parede, berço, prateleiras, cômoda e kit higiene / trocador

Outros tipos de berço

Além do berço multifuncional, outro estilo de berço que faz sentido para um quarto de bebê funcional é um modelo 3 em 1.

Com esse modelo você pode transformar o berço em uma mini cama e sofá, permitindo que você dê novas utilidades para ele conforme o seu bebê cresce.

Poltrona de amamentação para deixar o quarto do bebê mais aconchegante

A poltrona de amamentação será uma grande auxiliar para as mamães durante os dias e as noites de amamentação.

Com elas você fica em uma posição confortável enquanto amamenta o seu filho – algo que nós sabemos que irá acontecer com muita frequência, portanto, conforto é essencial nesses momentos!

Uma dica que nós damos é que a sua poltrona de amamentação fique perto de uma janela, para que você possa aproveitar a luz natural do dia enquanto amamenta seu bebê!

Nichos e Prateleiras

Os nichos e prateleiras são móveis muito úteis no quarto de bebê funcional, além de colaborarem com a decoração.

Com esses objetos você pode organizar os itens do seu bebê, como roupas, colônias, brinquedos e até mesmo fraldas e outros itens de higiene, caso a prateleira fique em cima da cômoda de bebê.

Cômoda, trocador e kit higiene

E já que falamos nela, a cômoda é uma das peças que não podem faltar no quarto de bebê funcional, pois neste móvel você irá guardar as fraldas e roupas do seu pequeno e também irá usá-la de apoio para trocá-lo.

E ao organizar o local em que a cômoda ficará disposta no quarto do seu filho, lembre-se que ela deve ficar longe da janela, pois nela você irá realizar as trocas do seu pequeno e não é saudável que ele fique perto de correntes de ar nessas ocasiões.

Além da cômoda que também será usada como trocador, é fundamental que você invista em um bom kit de higiene que tenha:

  • bandeja ou cesto;
  • potinhos de algodão;
  • cotonete;
  • porta-fraldas;
  • garrafa térmica;
  • recipiente para água;
  • abajur;
  • farmacinha;
  • lixeira.

Armário amplo ou pequeno para deixar o quarto do bebê completo

No quarto de bebê funcional o armário é um móvel que deve ser escolhido de acordo com o espaço que você tem disponível.

Nele, as roupas devem ser organizadas por tamanho e você deve priorizar guardar nas partes mais baixas aquelas peças que o seu filho irá usar quando já tiver idade suficiente para se vestir sozinho.

E se você quiser deixar o armário com a cara da decoração do quarto, nossa dica é que você troque os puxadores tradicionais por opções que estejam mais de acordo com o tema do quartinho.

Decoração versátil com ursos de pelúcia

Quarto de bebê pequeno funcional com cômoda, berço, poltrona, armário, tapete e banquinho de girafa

Um quarto de bebê funcional também conta com uma decoração funcional e principalmente versátil.

Para isso, a nossa dica é que você aposte em adesivos de parede, pois eles são fáceis de aplicar e de mudar conforme o seu bebê vai ficando maiorzinho.

E se você está em busca de uma decoração mais simples e atemporal, capaz de acompanhar o crescimento do seu filho, a decoração com ursinhos de pelúcias é uma ótima escolha, pois ela se encaixa em todos os estilos de quarto e pode ser usada tanto para meninos, quanto para meninas.

No mais, considere também fazer uma decoração montessoriana no cantinho do seu filho!

Esse tipo de decoração foca e favorece a autonomia infantil e organiza todo o ambiente com móveis, brinquedos e acessórios que dão um toque lúdico ao local, sempre pensando que tudo deve ficar ao alcance dos pequenos, mas sem deixar de considerar a segurança deles.

Papel de parede e adesivos de parede

Acima já havíamos citado os adesivos de parede para criar uma decoração versátil e funcional para o quarto do seu bebê.

E aqui, além de destacarmos o adesivo de parede, apresentamos também a possibilidade de você decorar o cantinho do seu filho com papel parede.

Essa opção também é ótima para quando você precisar fazer mudanças na decoração, além da facilidade dos papéis de parede quanto a aplicação e retirada.

Os temas de papéis de parede para quarto de bebê são os mais diversos possíveis, indo desde bolinhas, nuvens, corações, carrinhos, florais e muito mais!

Para montar um quarto de bebê funcional para o seu filho, conte com os móveis e itens de decoração da Bilila Baby.

Conclusão

E aí, gostou de conhecer mais sobre o quarto de bebê funcional?

Esperamos que com as dicas que trouxemos aqui você consiga adaptar o cantinho do seu filho da maneira mais adequada, tanto para a sua rotina, quanto para as futuras fases de desenvolvimento do seu pequeno!

Deixe um comentário