You are currently viewing Quarto do bebê: conheça o estilo montessoriano

Quarto do bebê: conheça o estilo montessoriano

Se você já começou a pensar no quarto do bebê que está a caminho, confira o post a seguir e saiba o que o berço montessoriano tem de especial!

O termo “montessoriano” tem origem no nome da educadora italiana Maria Montessori que, no início do século XX (por volta de 1907), criou uma metodologia de ensino infantil que tem como princípio básico a autoeducação. 

Por isso, os móveis chamados de “montessorianos” são projetados para funcionarem como um estímulo ao desenvolvimento e à autonomia da criança, incentivando-a a explorar o espaço. Sendo assim, as camas, por exemplo, são mais próximas do chão e os brinquedos ficam dispostos de modo que a criança possa alcançá-los e pegá-los conforme a sua vontade, além de outros detalhes.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa metodologia de ensino que prioriza a independência e a autonomia dos pequenos!

Quando devo optar pelo ambiente?

O método montessoriano pode ser aplicado desde o nascimento do bebê. De acordo com Maria Montessori, o desenvolvimento infantil acontece em “planos de desenvolvimento”, ou seja, em cada época da vida da criança há diferentes necessidades e comportamentos. Assim, ele vai acostumando com a sua caminha desde cedo.

Sem desconsiderar as características individuais de cada criança, o método de Montessori sugere que sejam trabalhadas as possibilidades de aprendizado em cada etapa do desenvolvimento infantil.

Benefícios de usar o método Montessori no quarto do bebê

Como já dissemos, o método tem como prioridade a autoeducação. Para tanto, o quarto do bebê deve dispor de elementos posicionados na altura da criança, para que ela se sinta segura em explorar o espaço.

Sendo assim, berços e camas precisam ser bem baixinhos para que o pequeno possa deitar e levantar de acordo com a sua vontade. Os brinquedos devem ser colocados ao alcance dela e trocados a cada duas semanas, mais ou menos, para aumentar a sua curiosidade com relação a eles.

Veja outros itens do quarto do bebê que também contribuem para desenvolver a sua autonomia:

Espelho

Para que seu filho aprenda a se reconhecer desde bem cedo, instale um espelho preso à parede, logo acima da altura do colchão do berço. E para evitar acidentes, caso o espelho se quebre, coloque-o bem preso em uma placa de madeira ou MDF. Ou ainda, utilize um espelho de acrílico.

Barras na parede

Fixe barras na parede para incentivar a criança a ficar em pé e a andar.

Tapete

Além de contribuir com a decoração e delimitar espaço no quarto do bebê, a textura e as cores do tapete também servem para que o pequeno tenha experiências sensoriais.

Armário baixinho

Essa é para quando o bebê estiver maiorzinho: use um armário baixo e sem portas e coloque opções de roupas ao alcance do pequeno, para que ele mesmo escolha as peças que quer usar.

Cuidados com a segurança

Como quase tudo ficará ao alcance do seu pequeno, é fundamental ter atenção com a segurança. Portanto, evite móveis ou qualquer elemento que tenha quinas, use fita dupla face para fixar objetos na parede (e não pregos), use quadros de acrílico e não de vidro, tenha cuidado com móveis que possam virar e proteja as tomadas. Ainda, garanta que não haja quaisquer objetos pequenos que possam ser engolidos pelo bebê.

Berço montessoriano Bilila Baby

Como vimos, o método Montessori prioriza a autonomia no desenvolvimento da criança, incentivando a organização e uma melhor compreensão do mundo ao seu redor. O berço montessoriano é um item muito importante dentro desta proposta.

4 opções de regulagem

O Berço Montessoriano da Bilila Baby estilo casinha possibilita seu uso inicialmente como um berço elevado tradicional. Com 4 regulagens de altura, ele pode ir baixando até chegar ao formato de cama montessoriana, quase ao nível do chão.

O fato da cama ficar perto do chão também aumenta a segurança do bebê, pois evita quedas. E o berço montessoriano da Bilila Baby possui estrados dispostos junto com sapatas de elevação, o que impede o contato direto do colchão com o chão (ótimo para climas mais frios também).

Se você está pensando em montar o quarto do bebê de modo a incentivar o seu desenvolvimento com mais autonomia e independência, não deixe de conhecer o modelo de berço montessoriano.

Uma das opções da Bilila Baby é a cama Fun, a casinha com telhado, tem um estilo bem moderninho e deixa o quarto do bebê super charmoso. Possui três possibilidades de posições, proporcionando versatilidade na decoração e deixando o cantinho dos pequenos lindo e divertido.

Todas as posições dessa caminha se transformam em aprendizado em diversão. Todas as opções são compostas pela casinha com telhado, proporcionando ao quartinho conforto, alegria e diversão. É muita formosura!

Aproveite que está aqui e confira o berço montessoriano da Bilila Baby. O quarto do seu bebê vai ficar lindo e seguro! No nosso blog também tem vários modelos de quartinhos para inspirar você!

Deixe um comentário