You are currently viewing Tapete para o quarto do bebê: saiba como escolher o melhor!

Tapete para o quarto do bebê: saiba como escolher o melhor!

Você está preparando o quartinho e o enxoval do bebê e surgiu uma dúvida sobre como escolher o melhor tapete? Então, confira nossas dicas!

Uma das atividades mais gostosas que a gestante têm para fazer, enquanto aguarda a chegada do novo integrante da família, é preparar o enxoval e o quarto do bebê. Além de toda a mobília, acessórios e brinquedos, os tapetes também são itens interessantes para compor a decoração e, mais que isso, trazer conforto e segurança para o seu pequeno.

Como as opções em tapetes são inúmeras – com peças confeccionadas de diferentes materiais, tamanhos, formatos, texturas, padronagens e cores -, você pode ficar confusa na hora de escolher a melhor. Nesse post, vamos dar algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Continue a leitura e confira!

 

Conforto e segurança

Além de embelezar o ambiente e ser um item importante na decoração, nos meses mais frios do ano o tapete traz conforto térmico, que é essencial para quando a criança começar a engatinhar, pois evitam que ela fique em contato direto com o chão, protegendo-a de possíveis resfriados. Além disso, os tapetes ajudam a diminuir barulhos, proporcionando conforto acústico.

Outra função dos tapetes é a segurança. As versões antiderrapantes evitam acidentes, como quedas e escorregões. Isso é um fator importante, principalmente quando o bebê começar a dar seus primeiros passinhos

 

Os materiais mais utilizados na fabricação de tapetes

As cores, texturas e padronagens dos tapetes devem estar de acordo com o restante da decoração do quarto, mas também podem surgir dúvidas quanto aos materiais de que eles são feitos e é realmente muito importante considerar esta questão no momento de decidir qual tapete comprar.

Sendo assim, fique atenta à composição do produto: se ele tiver propensão a reter umidade, por exemplo, vai facilitar a proliferação de microrganismos, que podem causar alergia.

Veja a seguir uma lista das matérias-primas mais utilizadas na confecção dos tapetes e suas características básicas:

  • Lã: proporciona bastante conforto, porém acumula sujeira com facilidade e dá mais trabalho para mantê-lo limpo;
  • Náilon/poliamida: não propaga chamas e quase não absorve umidade;
  • EVA/Borracha: são antiderrapantes e não absorvem umidade;
  • Couro: são hipoalergênicos, confortáveis e duráveis;
  • Poliéster: são macios e antialérgicos;
  • Algodão: é o material mais usado por ser macio, antialérgico e fácil de higienizar, podendo ser lavado na máquina. Atualmente, o destaque são os tapetes confeccionados com algodão 100% orgânico, com tintas naturais e atóxicas. Esse tipo de algodão é ecologicamente correto, pois ele é cultivado sem o uso de agrotóxicos, e tem fibras sustentáveis, que ajudam a diminuir os índices de poluição.

 

Higienização e cuidados na lavagem dos tapetes

Independente do material do qual é fabricado, os tapetes devem ser limpos e aspirados diariamente e uma vez por ano é aconselhável que sejam lavados por profissionais. 

Entre os tapetes que podem ser lavados em casa, à máquina, estão os confeccionados em algodão, poliéster e lã – desde que sejam pequenos, pois esses materiais, principalmente a lã, pesam bastante quando molhados. Considere a capacidade da sua máquina, antes de colocar o tapete para lavar.

Fique atenta às seguintes dicas na hora da lavagem:

  1. Esses materiais são delicados, por isso, antes de qualquer coisa observe as instruções de lavagem;
  2. Lave o tapete separadamente no ciclo delicado;
  3. A temperatura da água não pode ser superior a 30º;
  4. Não use alvejante ou amaciante, somente sabão neutro;
  5. Não deixe o tapete de molho;
  6. Retire-o da máquina assim que o ciclo de lavagem encerrar, pois as cores podem ser danificadas pela umidade;
  7. Certifique-se de que não há resíduos de sabão, pois isso deixa o tapete duro. Se perceber que ele não está bem enxaguado, repita a operação;
  8. Se puder, coloque-o para secar à sombra, evitando o sol;
  9. Caso seja necessário secar o tapete na secadora, use a temperatura mínima;
  10. Se após a lavagem encontrar fios soltos, corte-os com tesoura e jamais puxe um fio.

Com essas dicas, vai ficar mais fácil escolher o tapete ideal para o quartinho do seu bebê!

Aproveite que está aqui para conhecer a linha de tapetes Lorena Canals. Eles não precisam ser lavados por profissionais, são confeccionados à mão, com algodão 100% orgânico e tintas naturais e atóxicas. Além de serem lindos, eles possuem certificação ISO 9001, ISO 14001 e ISO 18001. 

Outra opção para compor a decoração do quarto do bebê é o tapete vinílico, feito em PVC, possui tratamento antichamas e é antiderrapante. Com seu design moderno e descolado, é ideal para colocar no cantinho dos pequenos, pois não acumula ácaros e nem bactérias. Além disso, é extremamente fácil de limpar, bastando passar um pano branco macio e úmido com um pouco de detergente neutro.

Confira modelos e estampas exclusivas para encher de graça qualquer estilo de decoração.

Siga a Bilila Baby no Instagram para se inspirar e receber dicas. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário