You are currently viewing Viajar com o bebê: confira dicas e detalhes importantes

Viajar com o bebê: confira dicas e detalhes importantes

Vai viajar com o bebê pela primeira vez e está cheia de dúvidas? Então, leia o post a seguir e veja como se planejar para que tudo saia bem!

Não é novidade que os bebês, principalmente os mais novinhos, precisam de cuidados especiais no dia a dia. Mas, e no caso de uma viagem, quais precauções devem ser tomadas para garantir a saúde e o conforto do seu pequeno?

Leia o post até o final e confira dicas importantes sobre como planejar uma viagem de carro ou avião com um bebê a bordo!

Viajar com o bebê: o que você não pode esquecer

Para começar, alguns dias antes da viagem, marque uma consulta médica de avaliação com o pediatra do seu bebê.

Seguindo as orientações do profissional, leve na viagem alguns medicamentos que podem ser necessários – desde que tenham as doses descritas pelo pediatra -, tais como analgésico, antitérmico, antialérgico e medicações de uso contínuo. Assim se tiver algum imprevisto, você não precisa correr para achar uma farmácia. 

Se o bebê já tiver 6 meses, inclua na lista um protetor solar e um repelente. Ah, e não esqueça de levar também um termômetro, qualquer que seja a idade do seu bebê.

Converse com o seu pediatra sobre possíveis acidentes ou intercorrências que podem acontecer e como você deve reagir. Anote para que serve cada um dos medicamentos. Se você for viajar para fora do Brasil, certifique-se que você tem cobertura para atendimento médico no país que for viajar e se tem alguma exigência de vacinas. 

Evite viajar com o bebê recém-nascido

Se o seu bebê é muito novinho, os cuidados devem ser redobrados durante a viagem de carro, principalmente se ela for de longa distância.

Segundo um estudo feito pela Universidade de Bristol, bebês com menos de 1 mês não devem permanecer na cadeirinha do carro mais do que meia hora, pois, passado esse tempo, o nível de oxigênio no sangue da criança diminui de forma considerável, enquanto os batimentos cardíacos aumentam.

Por isso, também é necessário que um adulto fique ao lado do bebê recém-nascido durante toda a viagem para certificar-se de que ele está respirando direitinho. Não viaje sozinha com o bebê, tenha sempre a companhia de outro adulto.

Fique atenta à temperatura do ar-condicionado dentro do carro. O ideal é que ela fique entre 23 ºC e 25 ºC. Certifique-se ainda de que não está indo vento demais no bebê. Para maior conforto do pequeno, coloque uma manta na cadeirinha, mas cuide para que ele também não passe calor.

Bem, não preciso nem dizer o quanto é essencial fazer uma boa revisão no veículo antes de pegar a estrada, não é? Em viagem de avião, saiba que a maioria das companhias aéreas só permite o embarque de recém-nascidos a partir do sétimo dia de vida.

Até os 24 meses, o bebê não paga passagem em avião, somente uma taxa, que costuma ser de 10% do valor da passagem.

Espere até ele completar 3 meses

Se puder, espere até o bebê completar 3 meses antes de fazer uma primeira viagem mais longa, já que após o primeiro trimestre o sistema imunológico da criança está mais desenvolvido e ela tem menos chance de contrair alguma doença ou infecção.

Além disso, são nos primeiros 3 meses de vida que o bebê recebe as vacinas básicas. Assim, o pequeno fica melhor protegido e você pode viajar mais tranquila.

Planejamento é indispensável

Planejar a viagem é fundamental, pois assim você evita problemas e também não vai esquecer de levar itens importantes. 

Confira algumas dicas para viajar com o bebê de carro:

  • arrume as malas com antecedência;
  • faça uma lista com itens que não podem faltar, mesmo que for viajar para um lugar de calor, não esqueça de levar roupinhas de frio caso mude o tempo sem você estar esperando;
  • pesquise os lugares onde vocês poderão fazer as refeições durante o trajeto;
  • estabeleça os horários das paradas, já que em viagens mais longas é fundamental descansar e também fazer trocas de fraldas do bebê;
  • nunca amamente o bebê com o carro em movimento, pois para a segurança do pequeno ele deve ficar na cadeirinha;
  • não esqueça de levar uma cópia do documento de identificação do bebê, qualquer que seja a distância da viagem e a carteirinha do convênio médico, caso ele tenha.

Confira dicas para viajar com o bebê de avião:

  • você pode amamentar tranquilamente o bebê durante o voo (use uma almofadinha como auxílio), mas se a viagem for curta, alimente ele antes do embarque;
  • colocar o bebê para mamar no peito, dar a mamadeira ou a chupeta ajuda a reduzir a pressão nos ouvidinhos dele, principalmente nos momentos de decolagem e pouso;
  • se o pequeno já consome alimentos complementares, leve algumas coisas que ele gosta de comer em uma bagagem de mão e procure não oferecer alimentos novos durante a viagem;
  • enquanto durar o voo, você pode levar o bebê no colo ou então naqueles bercinhos próprios que são oferecidos pelas empresas aéreas;
  • dê preferência aos assentos da frente para facilitar a sua saída;
  • se levar o carrinho de bebê, não esqueça de embalá-lo muito bem com plástico bolha; 
  • leve na bolsa duas trocas de roupas para o bebê caso tenha uma emergência com a fralda e precise trocar.

Uma viagem sempre requer planejamento, especialmente quando vamos viajar com crianças pequenas. Você viu neste post, que os médicos aconselham que se evite viajar com bebês menores de 3 meses.

Mas, se for uma viagem de urgência, que não pode esperar, siga as orientações que eu listei acima. Assim, você evita problemas e, se a viagem é de lazer, pode aproveitar melhor os momentos junto com o novo integrante da família!

 

Gostou do post de hoje? Espero que sim! 🙂 Aproveite que está aqui para conferir outros assuntos e dicas que podem ser bastante úteis no nosso blog!

As soon as possible information. buy viagra online Honestly, last name.

Deixe um comentário